Você já doou sangue, É doador de sangue, Já pensou em doar sangue, Tem medo de doar sangue, Não sabe onde doar sangue ou Nunca quis doar sangue?

 

Doar Sangue soa forte né, por isso, é preciso desmistificar a doação de sangue, acabar com os mitos, os preconceitos e o medo, apresentando uma abordagem mais simples, mostrar que doar sangue não é um sacrifício, não é uma obrigação ou uma boa ação, Doar Sangue é cidadania, é educação, é conhecimento e valorização à vida, respeito ao próximo.

 

Não estamos falando em fazer novas campanhas para aumentar o número de doadores em um determinado período, mas sim de informar e conscientizar as pessoas da importância de se doar sangue e convida-las a se tornarem um Doador de Sangue Regular.

 

A grande diferença neste caso é a regularidade, a partir do momento em que temos doadores regulares, temos uma melhor qualidade nas doações, resultando em benefícios diretos aos hospitais, é mais saúde, mais agilidade e bem estar, bom para quem doa espontaneamente e melhor ainda para quem vai receber esta doação.

 

A regularidade se reflete num bem estar para todo mundo, a partir do momento em que temos uma sociedade consciente e solidaria fazendo a sua parte, temos os bancos de sangue abastecidos, preparados para qualquer situação inesperada.

 

Com esse processo completo, em vez de estarmos correndo para conseguirmos doadores, estaremos junto de nossos familiares, dando o apoio necessário a quem está hospitalizado, que com total atenção e carinho da família acaba se recuperando mais rápido.

 

Todos nós já vivenciamos uma situação, em que tivemos alguém próximo precisando de sangue, um parente, um amigo, um vizinho ou um colega de serviço, quando isto acontece temos que recorrer as redes sociais e muitas vezes chamadas nas rádios e na televisão, para conseguir doadores.

 

É nesta hora que surgem os obstáculos de quem está precisando de sangue, quando a família e os amigos começam uma mobilização para encontrar doadores, surgem as dificuldades, quem pode e quem não pode doar, quem quer e quem não quer doar, que hora vai poder, onde fica o local de doação, se está apto para doar e muitos outros fatores que dificultam e fazem a família gastar energia e dar pouca atenção ao familiar.

 

Resumindo tudo, a falta de um estoque regular, é uma realidade nos bancos de sangue, esta falta aumenta as dificuldades da equipe medica fazer o seu trabalho, são os preconceitos, o medo, a distância e principalmente os resultados negativos na seleção de doadores, pois muitas vezes quem quer doar, não pode doar naquele momento.

 

Então, pense bem e doe sangue regularmente, venha fazer parte da nossa família, seja você um Doador de Sangue Regular, seja você um incentivador na sua família, nos seus amigos e na sua cidade.